“A ideia de Rui Vitória era eu subir à equipa A e depois sofria a primeira lesão”

    Guga Rodrigues, médio de 26 anos, atualmente a jogar na China , no Beijing Guoan revelou em entrevista ao zerozero.pt que ia ser chamado por Rui Vitória à equipa principal do Benfica quando teve uma lesão.

    ” No meu primeiro ano de equipa B. Cheguei do Europeu de sub19, que perdemos na meia-final com a França do Mbappé, e senti que não ia ser das primeiras opções do mister Hélder Cristóvão. O desafio que coloquei foi simples: num mês tenho de ser titular desta equipa. Assim foi. Nessa altura até comecei a treinar com o Rui Vitória na equipa principal. Disse-me que a ideia dele era mesmo que eu subisse à equipa A. Eu estava bem na equipa B, a jogar, e num treino sofri a primeira lesão. Foi tudo por água abaixo.”

    Aos 19 anos , ao serviço da equipa B, Guga teve três lesões graves, em apenas dois anos. Duas roturas nos ligamentos do joelho e partiu o pé. Algo que o jogador agora já se sente à vontade para falar: ” Foram três lesões gravíssimas num espaço de dois anos e não tive um dia em que dissesse ‘não consigo’. Fui sempre para os tratamentos com uma cara contente, motivado. Essa foi a minha maior conquista e não os títulos no Rio Ave, a subida e a eleição de melhor jogador da II Liga. Tinha 19/20 anos, não foi fácil. Há muita gente que me vê a jogar e não sabe que tive lesões.”

    Guga acabou por sair para a Grécia por 6 meses e depois para o Famalicão, com o passe partilhado 50/50 com o Benfica. O jogador sentiu (sem mágoa) que no Benfica olhavam sempre para ele com ‘medo’ de nova lesão: “Senti que as pessoas diziam ‘cuidado que ele esteve lesionado’. Não por mal, naturalmente. ‘Então o joelho, como é que isso está?’. Aquilo começou a afetar-me, parecia que me viam como um ‘aleijado’, alguém que precisava de atenção. Eu não queria isso”.