Vitória à Benfica em Alvalade
Sporting 0-2 SL Benfica – análise
1. Grande vitória! Parabéns equipa! E é mesmo por aí que temos de começar, o Benfica foi uma verdadeira equipa os 90 minutos.
2. O Benfica defendeu sempre de forma muito compacta, em bloco, sem dar espaço entre linhas e isso foi fundamental para o resultado.
Benfica que a defender formava uma linha de 5 com Diogo Gonçalves a formar o quinto elemento. O Benfica formava um 5-3-2, com Taarabt, Weigl, Everton no meio e Gonçalo com Darwin na pressão.
3. No contra-ataque o Benfica conseguiu criar perigo, mas ainda assim podia ter havido melhor critério e se houvesse melhor definição, o 2-0 podia ter chegado mais cedo.
4. Destaques pela positiva e negativa:
✅ Darwin: quem tem um jogador assim tem metade do trabalho feito. Recebe autênticas “pedras” da defesa e consegue transformar em jogadas de perigo.
✅ Grimaldo: voltou a fazer um grande jogo no apoio ao ataque, mas sobretudo defensivamente.
✅ Gilberto: que coração! Que entrega! Nem sempre perfeito mas dá 200% em campo.
✅ Everton: bom jogo, apoiando bem o Grimaldo defensivamente, algo que tem feito, mas neste jogo também esteve bem no último terço e no desiquilíbrio.
❌ Taarabt: não que tenha feito um mau jogo, mas podia caber a ele o melhor critério na saída para o contra-ataque, o que nem sempre aconteceu com algumas bolas perdidas.
5. Mais uma vez um jogo positivo do Benfica acontece quando a equipa aposta mais a transição do que num ataque posicional. Desde cedo que se viu que era desta forma que a equipa se sentia mais confortável. Neste jogo nem contámos com Rafa muito forte na transição.
6. Este jogo comecou a ser ganho naquela vontade de ir atrás de um bom resultado em Anfield. Não foi uma vitória, mas foi uma demonstração de força frente a uma das melhores equipas do mundo e que deu confiança à equipa em Alvalade.
7. Mais uma vez o Benfica sai do jogo com razões de queixa do VAR. Sarabia e Nuno Santos esquivam-se a uma revisão por parte do árbitro no vídeo árbitro.
8. Esta vitória não é mais importante do que teria sido, vencer o Gil, o Boavista , Moreirense , Braga ou Vizela. E foi aí que não fomos esta equipa , este Benfica!!! Está difícil chegar ao segundo, mas resta ganhar todos os jogos, porque no Benfica é isso que se exige. Parabéns equipa !