Benfica-Ajax, duelo de lendas

    Um jogo entre o SL Benfica e o Ajax é muito mais que o encontro entre dois clubes, é o acréscimo de história. As páginas mais douradas dos dois clubes foram escritas por dois dos melhores atletas que pisaram os relvados de futebol, Eusébio e Cruyff.

    Os jogos entre Benfica e Ajax em 1969 para os quartos-de-final da antiga Taça dos Clubes Campeões Europeus são vistos como a passagem de testemunho entre o Benfica de Eusébio e o Ajax de Johan Cruyff como o melhores jogador e equipa da europa respetivamente.

    O Benfica de Eusébio, dominador nos anos de 1960, dava lugar ao Ajax de Johan Cruijff, que fez furor no início da década e 1970.

    O primeiro jogo de sempre entre as duas lendas foi em Amesterdão com um campo coberto de neve. O Benfica chegava a esse jogo com com cinco finais europeias e dois títulos conquistados. No entanto Coluna e Eusébio já não tinham o mesmo fulgor e do outro lado surgia o génio do jovem Cruyff. Apesar de tudo isso, inclusive toda a neve o Benfica venceu por 1-3 a primeira mão da eliminatória.

    Eusébio e Torres festejam vitória em Amesterdão

    Quando tudo parecia encaminhado para mais uma caminhada até uma final por parte do Benfica, o Ajax veio a Lisboa vencer por 1-3, o que levou a um terceiro jogo. Esse jogo foi realizado em Paris e acabou por ditar o afastamento do Benfica.

    Em 1972 as duas equipas voltaram a medir forças nas meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus, e mais uma vez a primeira mão foi em Amesterdão, com o Ajax a vencer por 1-0. Na Luz o resultado ficou 0-0 e o Benfica ficou pelo caminho.

    Eusébio no jogo da terceira mão da eliminatória de 1969

    O Ajax acaba por marcar o fim de uma era em que o Benfica dominou o futebol europeu, mas acima de tudo será sempre um motivo para relembrar a grandeza do nosso clube e duas verdadeiras lendas no nosso imaginário, Cruyff e Eusébio da Silva Ferreira.

    𝒆 𝒑𝒍𝒖𝒓𝒊𝒃𝒖𝒔 𝒖𝒏𝒖𝒎