Benfica arrasa com a Federação Portuguesa de Basquetebol

    No passado Domingo, após uma vitória decisiva (85-101) no Pavilhão João Rocha, o Benfica protagonizou um gesto sem precedentes ao recusar receber o troféu de campeão nacional de basquetebol. A equipa encarnada tomou essa decisão como forma de protesto contra o que descreveu como “comportamento discriminatório e inaceitável por parte da Federação Portuguesa de Basquetebol e do seu Conselho de Disciplina, presidido por Carlos Filipe”.

     

    Num comunicado oficial, o Benfica anunciou que não participaria da cerimónia de entrega do troféu no Pavilhão João Rocha, optando por celebrar a conquista com seus adeptos no Pavilhão da Luz. “Iremos comemorar a conquista deste campeonato com os benfiquistas no Pavilhão da Luz, que estará de portas abertas para receber todos os adeptos”, afirmou o clube.

     

    Após o término do jogo, enquanto a equipa celebrava com seus adeptos no campo, o clube encarnado confirmava, através de um comunicado, que não iria receber o troféu. Apesar de o palanque já estar montado para a cerimónia de entrega da taça, os jogadores do Benfica optaram por abandonar o recinto de jogo, encerrando a sua participação na competição de forma simbólica.

     

    O protesto do Benfica surge em resposta a supostos episódios de discriminação que teriam ocorrido ao longo da temporada e que foram alvo de análise por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol, presidido por Carlos Filipe. O clube alega que as decisões tomadas pelo órgão federativo foram injustas e discriminatórias, o que motivou a sua atitude de não aceitar o troféu no local designado.